House Music

Um estilo musical que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 80. O nome tem origem num novo estilo de música de dança que surgia e começava a ser tocada em clubes como o Warehouse. Os frequentadores da casa iam às lojas de discos à procura das músicas que ouviam no club e pediam "aquela música da Warehouse". As lojas começaram a abreviar o nome de Warehouse Music, para House Music. Muitos dizem que a House Music é uma vertente do disco dos anos 70, pois foram estilos de música quase contemporâneos. Frankie Knuckles é aclamado por muitos como o "pai" da House Music, ele que é um dos pioneiros deste género, juntamente com outros nomes como Tony Humphries. Atualmente existem muitas sub-vertentes do house. Funky-House, Tech-House, Disco-House, Progressive House, Electro-House, Acid house, Soulful House ou Neo-Jazz-House são algumas das nomenclaturas que se podem encontrar para definir algumas vertentes da House Music.

O elemento comum de quase toda a "house music" é uma batida 4/4 gerada em baterias eletrónicas, complementada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenos apontamentos de voz ou de instrumentos de outras músicas e representa, de certa forma, uma evolução do disco dos anos 70. A maioria dos projetos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de house music têm origem em Itália, Alemanha, Bélgica, EUA e Reino Unido.


Dance Music 

Em Português: "Música Dançante", expressão que ganhou força na década de 90 (anos marcados pela grande disseminação de variados estilos de música eletrónica), seria uma denominação para músicas "pop" de todas as vertentes da E-music (música eletrónica). Os estilos incluem techno, house, trance, drum & bass e muitos outros, por isso existem algumas músicas difíceis de se classificar, graças às diversas possibilidades que a música eletrónica oferece aos seus produtores.

dance music pode ser definida como a forma mais comercial de música eletrónica, ou seja, é a música tocada em clubes, festas, estações de rádio e shows. São músicas feitas à medida do gosto do público.

Segundo DJ Marky, "todos os estilos de música eletrónica enquadram-se na definição de Dance Music, de facto que se há ritmo, há dança".

Comments